Formação gratuita – 30 jovens desempregados – Industrias Criativas

No âmbito do Projeto Europeu CINet ‘Redes de empreendedorismo nas indústrias criativas’ (Programa Leornardo Da Vinci) coordenado pela Universidade Aberta , em parceria com a DNA Cascais, em Portugal, vai ser oferecida a cerca de 30 jovens, a possibilidade de participar num programa de formação cujo objetivo é desenvolver competências em jovens empreendedores na área das indústrias criativas, promovendo a criação de negócios e privilegiando o trabalho em rede.

Este programa decorrerá simultaneamente em Portugal, em Espanha e na Grécia, entre os dias 29 de abril e 15 de julho, e as 30 candidaturas para os jovens portugueses que serão incluídos num grupo de cerca de 90 empreendedores no total, estão atualmente em curso. O público-alvo deste programa consistirá em jovens, de preferência desempregados ou a iniciar os seus projetos, com motivação para desenvolver o seu próprio negócio e criar o seu próprio emprego no domínio das indústrias criativas, sendo dada preferência, embora não constitua fator de exclusão, aos jovens que apresentem já uma ideia de negócio neste domínio.

Este curso que será oferecido na modalidade de Blended Learning (bLearning), a partir da plataforma Moodle da Universidade Aberta, funcionará maioritariamente em inglês, pelo que o domínio desta língua é essencial.

Todos os temas são baseados em conteúdos desenvolvidos especificamente para este efeito, desenvolvendo a aplicação de reconhecidas ferramentas empreendedoras, como o Business Model You, a Blue Ocean Strategy,o Business Model Canvas ou o Value Propostion Canvas.

Pela sua modalidade, o curso conjugará o eLearning, com sessões presenciais de periodicidade quinzenal nas quais deverão participar diversos especialistas ligados ao empreendedorismo nas indústrias criativas.

Um dos objetivos deste programa será a dinamização do trabalho em rede, promovendo-se o contacto dos participantes nacionais com os seus colegas de Espanha e da Grécia, e o desenvolvimento de uma efetiva rede de empreendedorismo nas industrias criativas a nível europeu, com o eventual desenvolvimento de projetos conjuntos nesta área.

Este programa contará com o apoio e expertise de entidades incubadoras, designadamente da DNA Cascais, bem como da empresa Media Deals (uma organização europeia de Business Angels de origem franco-alemã direcionada para as indústrias criativas).

No final prevê-se a possibilidade de os melhores projetos poderem ser apresentados num workshop que terá lugar em Barcelona, em Outubro de 2015, e que deverá contar com a presença de diversas entidades oficiais europeias e de Business Angels que avaliarão o potencial de cada um dos projetos apresentados.

As candidaturas ao programa devem ser apresentadas em formulário próprio  devendo os seguintes elementos adicionais ser enviados, até ao dia 24, para o email do coordenador do programa jose.porfirio@uab.pt :
-Carta de motivação;
-Curriculum vitae
Quaisquer informações complementares e/ou dúvidas sobre este programa podem ser obtidas por email, ao cuidado do Coordenador do Projeto, o Prof. Doutor José António Porfírio (jose.porfirio@uab.pt).
Recordamos que o prazo limite para o envio de candidaturas é o dia 24 de abril.

Fonte:Prof. Doutor José António Porfírio (jose.porfirio@uab.pt).